O Nobel de Economia deste ano foi concedido a Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson, reconhecidos por suas pesquisas sobre as disparidades na prosperidade entre as nações. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pela Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo.
Acemoglu, que possui dupla cidadania turco-americana, e Johnson, americano, são professores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, enquanto Robinson, também dos EUA, leciona na Universidade de Chicago.
A premiação destacou seus estudos sobre o papel das instituições na formação e no impacto sobre a prosperidade das nações. "Esses economistas demonstraram a importância das instituições sociais para o desenvolvimento de um país", afirmou o comitê do prêmio. Sociedades com estruturas institucionais frágeis ou que oprimem sua população não alcançam crescimento sustentável. Suas pesquisas lançam luz sobre as razões por trás dessas disparidades.
Segundo Jakob Svensson, Presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas, reduzir as enormes diferenças de renda entre países é um dos grandes desafios do mundo moderno. "Os laureados mostraram a importância das instituições sociais para enfrentar essa questão, proporcionando uma compreensão mais profunda das causas fundamentais do sucesso ou fracasso dos países", declarou.
O Nobel de Economia foi criado em 1969 pelo Sveriges Riksbank (Banco Central da Suécia) em homenagem a Alfred Nobel, inventor da dinamite e criador dos prêmios originais de Medicina, Física, Química, Literatura e Paz. O primeiro prêmio de economia foi concedido a Ragnar Frisch e Jan Tinbergen. No ano passado, Claudia Goldin, professora de Harvard, foi premiada por sua pesquisa sobre as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Ela foi a terceira mulher a receber o Nobel de Economia entre os 93 laureados até então.
Embora tecnicamente não seja um dos prêmios originais previstos por Alfred Nobel, o prêmio de economia é entregue na mesma cerimônia, em 10 de dezembro, data que marca o falecimento do inventor, em 1896.
0 Comentários